DESFILE DE 7 DE SETEMBRO REÚNE 58 AGREMIAÇÕES E PÚBLICO DE CERCA DE 3 MIL PESSOAS

Setembro / 07

Autarquia Municipal de Ensino

Uma manhã de sol emoldurou o já belíssimo cenário da Praça Pedro Sanches na manhã da última quinta-feira, 7 de Setembro. O palco do desfile cívico que marcou o feriado da Independência do Brasil em Poços de Caldas recebeu cerca de 3 mil pessoas. O bom público pôde prestigiar a participação de 58 agremiações, entre unidades educacionais, forças de segurança, grupos, clubes, fundações e órgãos públicos.

A execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar abriu a programação, com o hasteamento da bandeira do Brasil pelo prefeito Sérgio Azevedo; de Minas Gerais, pelo comandante da 18ª Região da Polícia Militar, Cel PM Jardel Trajano de Oliveira Gomes; e de Poços de Caldas, pelo presidente da Câmara Municipal, Douglas Eduardo de Souza. Já o Hino da Independência foi apresentado pela tradicional Banda Maestro Azevedo.

Em seu pronunciamento, o prefeito Sérgio Azevedo destacou a importância das celebrações do 7 de Setembro. “Este é o dia cívico mais importante do país. Ao longo do tempo, algumas cidades vêm perdendo esta tradição, mas Poços de Caldas não só mantém como procura sempre incentivar a participação de mais instituições, fomentando este sentimento especialmente nas crianças”, ressaltou.

O desfile
O Tiro de Guerra 04-021 foi a primeira formação a desfilar pela Praça Pedro Sanches. O TG é um órgão de formação da reserva que possibilita a prestação do Serviço Militar Inicial, visando estimular a difusão do civismo, da cidadania e do patriotismo. Na sequência, passaram pelo palanque Receita Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Secretaria de Defesa Social e Guarda Civil Municipal, SAMU, DME e Departamento Municipal de Água e Esgoto, cujo desfile chamou a atenção do público presente com seus maquinários articulados.

O 100 MG Grupo de Escoteiros 1º Centenário de Poços de Caldas e o 103 MG Grupo de Escoteiros Pinheiros se seguiram no desfile. A Escola de Educação Especial – José Vasques Filho, a Apae de Poços de Caldas, foi a primeira unidade educacional a se apresentar, juntamente com a Associação Candeias de Capoeira e seguida pela Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, a Adefip.

Também passaram pela Praça Pedro Sanches Gideões Mirins – Igreja Metodista, Clube de Desbravadores Águias do Sul, Clube de Desbravadores Gaviões do Sul, Clube de Aventureiros Gaviõezinhos do Sul e Clube de Aventureiros Canários do Reino.

As raridades do Clube do Fusca Poços de Caldas também abrilhantaram o evento, seguidas pela Escola Profissional Dom Bosco e Bien Hoo Shaaolin Kung Fu/Coopoços. Também participaram do desfile o Instituto Federal Sul de Minas, o Colégio Pelicano, a Ordem Internacional do Arco Iris para Meninas, o Capítulo Poços de Caldas Nº 182/Ordem Demolay, o Colégio Sete de Setembro, o Sest Senat – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, a Bamave – Banda Marcial Veteranos e a Escola Estadual Professor Arlindo Pereira.

Da Rede Municipal de Ensino participaram do desfile as escolas João Pinheiro, Irmão José Gregório, Professora Carmélia de Castro, Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, com a Banda Mirim e Banda Marcial, Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira (Mirim e Marcial), Maria Ovídia Junqueira, Vitalina Rossi, CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, Wilson Hedy Molinari, José Mamud Assan, José Raphael dos Santos Netto, Dona Mariquinhas Brochado, Presidente Washington Luis, Professor Júlio Bonazzi, Lions Club Centro, Alvino Hosken de Oliveira, Sérgio de Freitas Pacheco, Dr. Haroldo Affonso Junqueira, José Avelino de Melo, com as Bandas Mirim e Marcial, Dona Vicentina Massa, Professor Antônio Sérgio Teixeira e Professora Edir Frayha, além das unidades do Plano Municipal da Juventude (PMJ) Vilas Unidas, Centro Social Urbano, São José, Santa Maria e Programa AABB Comunidade.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado final de todo um trabalho integrado de organização e incentivo. Neste ano, foram 58 agremiações participantes, mostrando toda a grandiosidade do evento. Queremos parabenizar a todos os servidores envolvidos na organização, a todos que dedicaram seu tempo no feriado para celebrar conosco a Independência do Brasil e em especial a nossas escolas, que desfilaram lindamente, mostrando um pouco do trabalho pedagógico e projetos que são desenvolvidos nas unidades”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

As equipes da Secretaria Municipal de Educação e Autarquia Municipal de Ensino também passaram pelo palanque do desfile, que foi finalizado com a apresentação de Viva La Vida Terapias Assistidas por Cavalos e Cachorros.