IFSULDEMINAS e Autarquia Municipal de Ensino inauguram Centro de Divulgação e Popularização da Ciência

Dezembro

12:30 AMAutarquia Municipal de Ensino

O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, em parceria com a Autarquia Municipal de Ensino (AME), acaba de implantar mais um espaço em prol da comunidade e do desenvolvimento científico regional. Foi inaugurado, no último dia 13 de dezembro, no segundo andar da biblioteca do campus, o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência, o CDPC. Durante a solenidade de inauguração, foi assinado o termo de cessão dos equipamentos adquiridos pela AME ao IFSULDEMINAS, com investimentos de aproximadamente R$ 98 mil.

IMG 8806

A implantação do CDPC foi um esforço conjunto entre IFSULDEMINAS e Autarquia Municipal de Ensino.

O CDPC tem por objetivo a difusão e disseminação da ciência e vai atuar na formação e acompanhamento de professores, principalmente da rede pública de ensino de Poços de Caldas, contribuindo com a melhoria da qualidade da educação básica nas áreas de física, química e biologia. Serão realizadas exposições interativas que farão dos visitantes protagonistas dos experimentos. Já a “Experimentoteca” vai oferecer kits portáteis de experimentos na área de ciências da natureza, que serão emprestados aos professores da rede básica de ensino para que possam desenvolver atividades com os alunos em sala de aula.

A Autarquia Municipal de Ensino foi a responsável pela aquisição dos kits pedagógicos, alguns inclusive vindos do exterior, móveis e equipamentos. Já a operacionalização do CDPC está a cargo do IFSULDEMINAS. “O desejo da Autarquia Municipal de Ensino é atender a educação pública de Poços de Caldas e o projeto vem ao encontro dessa proposta, já que várias escolas serão atendidas. O objetivo maior é que todo esse conhecimento científico chegue às salas de aula da rede pública”, destacou a diretora executiva da AME, Nanci de Moraes. Assista, a seguir, ao trecho da fala emocionada de Nanci, durante a inauguração do CDPC:

O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli, participou da solenidade de inauguração. “Nosso maior desafio é fazer com que a ciência chegue na ponta. Essa sinergia entre Prefeitura, Autarquia, comunidade e campus é muito importante”, ressaltou.

O trabalho teve início há cerca de dois anos e foi oficializado em 11 de abril de 2018. “Precisamos caminhar juntos, construindo políticas públicas para que possamos avançar na educação pública do município. Em Poços de Caldas, o Instituto Federal veio para agregar, em uma região muito importante, com uma densidade populacional significativa. Por isso, é fundamental avançarmos nas ações em prol da comunidade da região sul”, pontuou o vice-prefeito Flávio Faria.

“Estamos há mais de dois anos na batalha para conseguir fazer o CDPC se tornar realidade. Cada professor deu a sua contribuição, escreveu o seu projeto e fez com que os alunos acreditassem nessa iniciativa tão grandiosa para Poços de Caldas. O Campus Poços de Caldas está se tornando referência na área de ensino e educação”, salientou o professor responsável pelo CDPC, o coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Poços, Rafael Felipe Coelho Neves. Confira, a seguir, a entrevista que o prof. Rafael Coelho concedeu ao apresentador Paulo Marcelo, do Programa "Plantão da Tarde" da TV Plan, para falar sobre o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência:

Também participaram da solenidade de inauguração a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, prof.ª Sindynara Ferreira; o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, prof. Thiago Caproni; a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga; servidores, alunos, equipe da AME e convidados. “A gente gostaria que os outros alunos também tivessem a oportunidade de experimentar o que a gente experimenta aqui. Então, o projeto cumpre com a missão do Instituto, que é trazer desenvolvimento regional, melhoria e desenvolvimento para a educação de Poços e de outras cidades. A gente é privilegiado por trabalhar com educação porque a educação nos permite transformar vidas. E a gente está aqui com a oportunidade de transformar vidas”, disse o diretor Thiago Caproni.

O aluno do 7º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas, Gilberto Lemos, está empolgado com a implantação do CDPC. Juntamente com outros alunos do campus, ele estará diretamente envolvido com um projeto de extensão que irá capacitar professores das redes pública e privada de Poços de Caldas a utilizarem os kits da Experimentoteca. “O curso vai ser ministrado aqui no IF mesmo, com o objetivo de mostrar aos professores como eles podem aplicar esses kits em suas aulas, através de uma metodologia investigativa, a fim de melhorar a qualidade do ensino. Com a Experimentoteca, os professores poderão retirar os kits após a capacitação, para levarem para as suas aulas e realizarem as atividades com os seus alunos”, mencionou.

Veja alguns experimentos interativos do CDPC:

Pós-graduação

Além das ações do próprio Centro de Divulgação e Popularização da Ciência, o Instituto Federal também vai desenvolver, dentro da parceria com a Autarquia Municipal de Ensino, o curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, com a oferta de 60 vagas, com prioridade para os profissionais da rede municipal de ensino, já a partir de 2020. O edital já foi publicado e as inscrições poderão ser realizadas de 02/01/2020 até o dia 21/02/2020. Para mais informações sobre a pós, acesse: https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/noticias/2528

Confira as fotos da inauguração do CDPC!

• Clique para aumentar a imagem IMG_8684JPG
  • Clique para aumentar a imagem IMG_8685JPG