SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PUBLICA DOCUMENTO COM DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES

Agosto / 13

A Secretaria Municipal de Educação publicou e compartilhou com todas as unidades da rede municipal, na última segunda-feira (12), o Documento Municipal: Diretrizes para Elaboração dos Currículos Escolares, que reúne o Plano de Convivência Ética e os eixos norteadores do trabalho da rede municipal de ensino: Educação Científica; Direito à Cidade; Arranjos Culturais; e Expressão, Corpo e Movimento.

Com a publicação, Poços de Caldas passa a ser o primeiro município do país a contar com o Plano de Convivência Ética nas escolas como política pública de educação. O documento foi disponibilizado em formato e-book para todos os profissionais da rede. Para baixar, basta acessar o link https://sites.google.com/view/diretrizescurricularespocos. “O objetivo é garantir às unidades da rede municipal de ensino de Poços de Caldas autonomia para elaboração de seus currículos, sem, contudo, nos distanciarmos da responsabilidade para com uma educação pública transformadora. O documento traça as diretrizes metodológicas convergentes com as competências do século XXI e, além disso, traz o Plano de Convivência detalhado. Com isso, a rede municipal de ensino de Poços de Caldas passa a considerar a convivência ética nas escolas como um conteúdo a ser desenvolvido de maneira intencional e planejada, com ações preventivas e de combate a todo e qualquer tipo de violência e intimidação. O pioneirismo de propor o planejamento da convivência como política pública de Educação traz para Poços de Caldas a possibilidade de se tornar referência para outros municípios”, destaca a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi. O documento busca orientar metodologicamente a elaboração e implementação dos currículos escolares considerando a relevância pedagógica presente nas diferentes realidades das unidades, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Referência de Minas. O texto final é fruto do diagnóstico iniciado ainda em 2017, por meio dos questionários de avaliação do clima escolar, respondidos por professores, gestores e alunos da rede municipal; dos resultados das avaliações externas e do acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos nas unidades. Desde então, a SME tem realizado diversas formações com a equipe sobre o tema. “O Plano de Convivência Ética e os eixos temáticos são convergentes. O Plano de Convivência diz respeito às ações organizadas pela escola para melhorar o convívio e as relações interpessoais. Já os eixos temáticos envolvem as habilidades, as competências e os conteúdos que devem ser trabalhados nas disciplinas escolares”, explica o coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Corrêa. Para a professora do Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp, professora Telma Pileggi Vinha, que é doutora em Educação, o trabalho é o primeiro do Brasil neste sentido e deve servir como inspiração e referência para outros municípios.